domingo, 5 de dezembro de 2010

Falha em antivírus gratuito deixa Windows 7 em travamento 'infinito'

Problema com o AVG ocorre na versão 64-bit do Windows 7.
Empresa disponibilizou CD de recuperação.

Altieres Rohr Especial para o G1

Sistema operacional Windows 7 à venda em Mountain View, nos Estados Unidos
Falha de antivírus AVG só atinge versão 64 bits do
Windows 7. (Foto: Paul Sakuma/AP)
 
A desenvolvedora do antivírus AVG admitiu nesta quinta-feira (2) que uma atualização do programa tinha um erro que levou sistemas com Windows 7, versão 64-bit, a entrarem uma rotina infinita de travamento.
A empresa, com sede na República Tcheca, pediu desculpas e disponibilizou instruções em vídeo para usuários recuperarem o sistema. A atualização problemática tem o número de versão 3292. Veja o vídeo disponibilizado pela AVG.
O problema pode impedir que usuários liguem o computador, apresentando uma tela azul da morte antes que o Windows termine de iniciar. Para quem está com esse problema, a AVG disponibilizou uma versão modificada do “AVG Rescue CD”. Quem ainda consegue usar o computador pode seguir as instruções do vídeo, que instrui a criação de um dispositivo de recuperação USB que exige um pen drive com pelo menos 300MB de espaço livre.
A empresa ainda informou que a atualização problemática já foi retirada de seus servidores. Quem conseguir iniciar o computador no Modo Seguro (pressionando F8 durante a inicialização) pode tentar realizar uma restauração do sistema. Se isso não for possível, será necessário realizar os passos manuais de recuperação, que podem envolver o download do CD de recuperação e a desativação manual do AVG, renomeando os arquivos do antivírus.
No blog da empresa, usuários reclamaram do erro. “Não vou ter a minha noite de volta”, disse um usuário. “’Nós nos desculpamos pela inconveniência não resolve nada. Estou cancelando todas as minhas licenças e dizendo a todos que façam o mesmo”, reclamou outro comentarista.
Problemas como esse são reconhecidos como falsos positivos – quando um antivírus detecta erroneamente arquivos legítimos como vírus – e acontecem com alguma frequência, embora normalmente não sejam tão graves. A McAfee teve um problema semelhante este ano. No final do ano passado, a Alwil também teve problemas.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário